Desabafo

Me sinto constrangida de morar num país que investe tanto dinheiro na copa com estádios grandiosos e tenta a todo tempo camuflar a realidade do que atualmente é o Brasil. Um país sujo, de pessoas corruptas, com tamanha escassez tanto na área da educação quanto na área da saúde, uma violência assustadora, um país que faz uso de meios ridículos para ajudar a população mais necessitada (como bolsa família, minha casa minha vida, Brasil carinhoso, etc), com uma rede de jornais nojenta que tenta o tempo todo persuadir aqueles que ainda param pra assistir.
E é ainda mais triste e vergonhoso ver todos esses protestos que estão ocorrendo atualmente em todo o país não pelos centavos, mais , sobretudo, pela falta de respeito especialmente com nós estudantes, por disponibilizar meios de transportes horríveis e ainda assim se acharem no direito de aumentar o valor das passagens. Ao invés do apoio, os estudantes são tratados como os baderneiros, ‘formadores de quadrilha’, enquanto que os militares são os heróis e estão ‘apenas’ fazendo o seu trabalho. Se todo o problema gerado foi devido às más condições de transportes e a exploração abusiva para com os estudantes, porque não deixam de investir alguns milhões em grandiosos estádios de futebol para atender a uma necessidade que não é só dos protestantes, mais de um grande número de brasileiros? E mais, sabe por que boa parte das pessoas condenam aqueles estudantes? Porque, com certeza, não precisam de ônibus ou qualquer outro meio de transporte público, pois tem seu carro/moto para se locomover. 
Não espero que pensem que apoio todo o vandalismo, como a destruição de patrimônios públicos ou de estabelecimentos privados, mais sim, eu sou a favor da reivindicação de melhorias não só na questão dos transportes, mais em tudo. Não admito, de forma alguma, que nos tirem dinheiro para investirem em algo que boa parte dos brasileiros não vão usufruir.
Fico imaginando a seguinte situação: eu moro numa cidade pequena, se comparada à grande São Paulo, e faço uso diariamente de ônibus de péssimas qualidades, quase sempre não há cadeiras sobrando para que eu possa sentar, fora o aperto por estes ônibus transportarem um número bem acima do permitido de estudantes. E em São Paulo? O que será que os estudantes de lá enfrentam diariamente?
Sinceramente, não canso de dizer: sinto MUITA vergonha de morar no “país do futebol” e da “bolsa auxílio”. 
- Iris Eduarda

Imagem via lounge.obviousmag.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário